Drones ganham espaço na contrução civil.

16/10/2020 | Uncategorized

Drones não servem apenas para a produção de filmes e fotos incríveis. Na construção civil há espaço para eles, que ajudam, e muito, a realizar tarefas que antes eram bem mais complicadas. Para se ter uma noção do que esses equipamentos podem fazer para o seu projeto, listamos três aplicações.

1. Mapeamento de áreas

Com sensores posicionados no solo, softwares específicos e a câmera em ação, é possível utilizar o drone para checar as condições e dimensões de um terreno e trabalhar o nivelamento, com o equipamento sendo capaz de transmitir as informações necessárias para que se saiba quanto de terra deve ser colocada ou retirada em uma construção. Também é possível realizar a simulação de projetos a partir das imagens registradas.

2. Içamento de cabos

O uso de drones permite atravessar cabos por regiões em que, por solo, o trabalho seria bastante complexo, como no caso de mares, lagos, morros e locais com intensa vegetação. Linhas de transmissão, por exemplo, são estabelecidas de forma bem mais simples com o apoio de drones, e diversas companhias brasileiras já lançam mão dos aparelhos para efetuar este tipo de tarefas.

3. Construção

Para a construção em si, o drone torna possível que os profissionais envolvidos na obra monitorem áreas à distância, acompanhando o que acontece no canteiro por diferentes ângulos. Fiscalizar se equipamentos de proteção estão sendo utilizados por funcionário é outro benefício.

Estes são apenas três entre as diversas formas de empregar drones em seu projeto. Em breve, voltaremos ao assunto, com mais aplicações.

#drones
#construcaocivil
#mapeamento
#cabos
#VITPLAN

Compartilhe: