A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou no último domingo (3) o primeiro trecho da Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde, voltado para pedestres e ciclistas, na zona portuária da cidade. Com 600 metros e 22 jardins, a área ganhou mobiliário urbano e paisagismo, criando um novo acesso ao Museu do Amanhã e à Praça Barão do Ladário.
A entrega completa do local está prevista para o primeiro semestre deste ano – hoje as obras estão com 81% de execução. O eixo, quando concluído, deve conectar 27 centros culturais do Aterro do Flamengo ao Parque da Avenida Rodrigues Alves. A área será de 287 mil m² e, a extensão, de 3,5 km, percorridos desde o Armazém 8 até o Museu Histórico Nacional.
O local também permitirá que o público tenha acesso a construções militares históricas, como o antigo Armazém do Sal, o Edifício Almirante Tamandaré, o Edifício Almirante Gastão Motta e os navios de guerra atracados na Ilha das Cobras.
Para a construção da passagem, em forma de bumerangue, foram utilizadas balsas para fixar oito estacas metálicas, que compõem a fundação da estrutura com piso revestido em madeira de deque. Do passeio, também é possível admirar o Mosteiro de São Bento e o Museu do Amanhã, inaugurado em dezembro de 2015 e projetado pelo espanhol Santiago Calatrava.